Colégio Objetivo Nova Odessa inicia o Projeto Horta com os alunos da Educação Infantil

Colégio Objetivo Nova Odessa inicia o Projeto Horta com os alunos da Educação Infantil

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 2.JUNHO.2021
  • Novidades

O contato com a natureza na escola é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Pensando nisso, o Colégio Objetivo Nova Odessa iniciou o Projeto Horta com os alunos da Educação Infantil e Período Integral (Infantil e Anos Iniciais), onde os alunos exploram e aprendem sobre o espaço, acompanham o crescimento das hortaliças e as consomem na hora do almoço.

Durante o Projeto Horta do colégio, os alunos são acompanhados pelas professoras de classe e são auxiliados pelo Jardineiro do colégio, Marinaldo, que ajuda neste processo com muita dedicação.

Para Marinaldo, é muito gratificante ver a reação dos alunos no momento do plantio, acompanhando seu desempenho e depois na colheita. “As crianças ficam encantadas em saber que aquela pequena sementinha virou um alimento, por exemplo”, diz.

Quando as crianças têm contato com a natureza elas possuem um desempenho acadêmico superior, e por isso é de extrema importância para o desenvolvimento e da conscientização das crianças.

Oferecer espaços para o cultivo dentro da escola aproxima os alunos da natureza, gerando uma relação carinhosa com a mesma, criando nos alunos a importância de cuidar das plantas e do meio ambiente no geral. Esse é o primeiro passo para a construção de hábitos sustentáveis

Saber o que está sendo consumido, quais os nutrientes necessários para o crescimento e de onde vêm os alimentos é fundamental para as crianças. Ao colocarem a mão na terra e plantarem verduras, frutas na escola, os alunos se familiarizam com os alimentos e compreendem como eles são feitos.

A horta na educação infantil é uma oportunidade de auxiliar e assimilar as noções básicas aprendidas na sala de aula, como na matéria de ciências, onde o professor consegue trabalhar o processo de fotossíntese, como as plantas podem purificar o ar quando absorvem o gás carbônico e liberam o oxigênio para a atmosfera.

Escolher as sementes, plantar e até colher os alimentos maduros, as crianças tomam decisões em grupo, trabalhando em equipe e esse estímulo ajuda na socialização dos alunos com seus colegas de turma, possibilitando que eles aprendam a ouvir, debater e trocar ideias e colaborar com os demais.

Além disso, participar da horta contribui com o melhoramento do desenvolvimento motor, tocando, visualizando e comendo aquilo que plantaram.

Fonte: Villa Global Education & Novos Alunos

Outras notícias :