Colégio Objetivo Nova Odessa inicia projeto “Amizade Sim, Bullying Não”

Colégio Objetivo Nova Odessa inicia projeto “Amizade Sim, Bullying Não”

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 17.JUNHO.2021
  • Novidades

Bullying é o termo da língua inglesa que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de força ou poder. (Fonte: Brasil Escola).

Em nosso colégio temos o projeto contra o Bullying, chamado carinhosamente de “Amizade Sim – Bullying Não”, onde os estudantes colocam em uma “caixa” que fica no pátio do colégio, relatos anônimos ou não, sobre o Bullying que estão sofrendo ou vendo algum amigo sofrer, quando não tem “coragem” de buscar ajuda, por angústia, timidez ou medo. A partir desse ponto, a Coordenação responsável pelo ciclo estará ciente do comunicado ocorrido, e com isso, consegue resolver a situação.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, Danuzia Bergmann, o projeto busca trabalhar a prevenção do bullying com a mobilização de toda a comunidade escolar: professores, coordenadores, pais e os próprios alunos. Tive a ideia da caixa no pátio do colégio, quando li em algum lugar sobre” “se ninguém te escutar, escreva” e daí pensei “se quer falar sobre o bullying... escreva também!”

A professora da Escola da Inteligência, Denize de Souza Lahr, relata que a criação da “caixa”, localizada no pátio central do colégio foi muito importante no processo de combate ao bullying pois, precisamos ter um olhar diferenciado para trabalhar a prevenção, essa maneira de intervenção do problema ajuda a obter resultados positivos.

Alguns alunos relatam a importância de colocar seus sentimentos, pensamentos e serem ouvidos de alguma forma. Através da aula da Escola da Inteligência os alunos aprendem a gerenciar suas emoções, a usar a técnica do D.C.D (duvidar, criticar e determinar), uma teoria da inteligência multifocal, que capacita o “eu” e não se deixa levar por sentimentos, pensamentos negativos, muitas vezes sofridos com o bullying.

Contudo, a importância de expressar seus sentimentos e pensamento, sendo ouvidos é a melhor maneira para acabar com o Bullying, além de que nenhum tipo de bullying pode mudar quem você é.  

 

Outras notícias :