Colégio Objetivo Nova Odessa participa da XXI Olimpíada Brasileira de Informática

Colégio Objetivo Nova Odessa participa da XXI Olimpíada Brasileira de Informática

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 27.MAIO.2019
  • Ensino Fundamental II

Colégio Objetivo Nova Odessa participa da XXI Olimpíada Brasileira de Informática

Durante o mês de maio, os alunos dos 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Anos Finais participaram da XXI Olimpíada Brasileira de Informática. Orientados pelo professor de Informática, Erik Tendoro, os alunos realizaram a primeira fase da Olimpíada nas dependências do colégio.

A olimpíada é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está a cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

Para o professor de Informática do colégio, Erik Tendoro, a olimpíada tem importância fundamental no desenvolvimento dos alunos, pois a tecnologia é indispensável na vida moderna, porém a maior parte das pessoas são apenas usuários das facilidades oferecidas por ela.

A OBI está organizada em duas modalidades, Iniciação (para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais) e Programação (para alunos do Ensino Médio). Os alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa estão participando do Nível 2 da olimpíada, que consistem em provas para alunos do oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental.

Na modalidade Iniciação os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.

“Durante as aulas de Informática, o aluno se torna programador e idealizador de seus aplicativos, tendo a oportunidade de aplicar conceitos de diversas áreas”, relata o professor Erik. “A participação na OBI 2019 faz com que os alunos possam testar conhecimentos recebidos em sala de aula, além de revelar novos talentos e futuros profissionais em uma área que sempre está em expansão”, conclui.

Confira abaixo os alunos participantes da primeira fase da olimpíada. Lembramos que os alunos com nome em negrito já foram selecionados para a segunda fase das provas, que acontecerão nas próximas semanas, no colégio.

·         AMANDA MEI FRIGIMOTO BRIANEZI

·         ANDRÉS MANUEL GONZALEZ LUPIANO

·         ANGELO SCARPETTA

·         ARTHUR HENRIQUE MEGIOLARO BARROS TIRADO

·         DAVI ANDRADE MACEDO

·         DERIK WALLACE TENDORO

·         FELIPE FRANCO AZEVEDO

·         FELIPE URBANO CIA BASTOS

·         GIOVANNA HARUMI GIDARO HIRAI

·         ISABELLA FERREIRA GOMES LIMA

·         LAURA PINHOTI

·         LUIZA RAMOS SILVA FREIRE

·         MATHEUS DE PAULO FERNANDES

·         MURILO OLIVEIRA GRAPEIA

·         PEDRO DEL NERY TIRICO

·         PEDRO HAYASHIDA DE AZEVEDO

·         RAFAEL VINICIUS BARATTA

·         VICTOR LEAL PAVAN

Desejamos boa sorte nas próximas etapas aos alunos classificados e agradecemos a participação dos demais.

Para mais informações, acesse o site oficial da Olimpíada: https://olimpiada.ic.unicamp.br/

 

Outras notícias :