CORONAVÍRUS: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

CORONAVÍRUS: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 16.MARÇO.2020
  • Dicas

COMUNICADO IMPORTANTE - ORIENTAÇÕES ATÉ 17/04

Como é de conhecimento de todos, no dia de hoje, o governo do Estado de São Paulo irá decretar a prorrogação do período de quarentena, determinando assim a suspensão das aulas presenciais até o dia 22 de abril em todo o estado.

Na semana anterior, a Secretaria Municipal de Nova Odessa já havia se pronunciado e orientado as escolas para que estendessem a suspensão das aulas presenciais até o dia 21 de abril.

Diariamente a direção e a coordenação pedagógica do colégio se reúnem para encontrar uma solução segura e que garanta o aproveitamento pleno do ano letivo e principalmente o cumprimento de nossas obrigações contratuais.

Após muito analisar nosso calendário acadêmico de atividades e para cumprir o decreto estadual e orientação municipal, decidimos pela antecipação total das férias escolares do mês de julho, iniciadas em 23/03 e agora com encerramento previsto para 21/04.

Além do cumprimento da lei, o colégio se preocupa principalmente com o rendimento escolar dos alunos, e neste momento, não vemos outra opção que não seja a antecipação total das férias como a melhor alternativa para não prejudicarmos o cumprimento dos conteúdos pedagógicos programados para o ano letivo.

Estamos acompanhando as experiências de diversas escolas em relação ao ensino a distância com aulas e atividades online, implementadas de forma emergencial e sem qualquer planejamento prévio. Tal situação têm transferido aos pais a responsabilidade de um esforço adicional extremamente desgastante além de uma insatisfação ou perda de desempenho escolar por parte dos alunos.

Infelizmente, nem todos os envolvidos neste novo modelo possuem os recursos ou conhecimentos técnicos necessários para a utilização das ferramentas online, gerando uma sobrecarga para as famílias e profissionais envolvidos, além de um ambiente de muita ansiedade e frustração causado pelas mudanças.

Como educadores não podemos nos preocupar apenas em entregar um conteúdo eletrônico através de arquivos em PDF ou uma aula online gravada no Youtube. Precisamos proporcionar à todos, alunos, pais e professores, uma verdadeira experiência de ensino aprendizagem que garanta o pleno aproveitamento acadêmico dos alunos.

Neste contexto, também entendemos a nossa responsabilidade jurídica para o cumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais junto as famílias, e sendo assim, a antecipação das férias se caracteriza apenas como um remanejamento do calendário escolar que deverá ser plenamente cumprido até o final do ano letivo sem quaisquer prejuízos aos alunos e suas famílias.

Até o dia 21 de abril 90% dos nossos colaboradores administrativos realizarão um rodízio de suas funções e atividades no colégio e estarão trabalhando de forma remota (home office) preparando os materiais necessários para o retorno das aulas.

Aproveitamos para agradecer todas as mensagens de apoio e carinho que estamos recebendo de nossos alunos, pais e responsáveis.

Informamos ainda que no dia 17 de abril (sexta-feira), ou quando se fizer necessário antes desta data, estaremos realizando um novo comunicado com maiores informações e orientações.

Solicitamos aos pais uma atenção redobrada para o acompanhamento de nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e também aos comunicados publicados através do aplicativo IsCool App.

Acreditamos que juntos venceremos mais este grande desafio e contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Nova Odessa, 06 de abril de 2020.

A Direção.


Site oficial do Instituto Butantan: http://coronavirus.butantan.gov.br/index.php

Neste site, você pode assistir vídeos, ler e compreender mais sobre os seguintes assuntos:

O que é o Coronavírus?

O que você pode fazer para se previnir?

Como São Paulo e o Brasil se preparam contra o Coronavírus?

O que a ciência já sabe?

Tudo o que você precisa saber.

Como lavar as mãos.

O poder do contágio do novo coronavírus.

Como me proteger?

BBC News Brasil:

Coronavírus: 6 mitos e conselhos falsos que você deve ignorar sobre a covid-19: https://bbc.in/2wXCRbI

Em meio à preocupação de contágio, surgem nas redes sociais diversas dicas de saúde, variando de algumas inúteis a relativamente inofensivas até outras muito perigosas.

Via WhatsAPP:

O que fazer nestes tempos difíceis sobretudo com crianças em casa?

Além das tardes de cinema com pipocas, colo, mimos, brincadeiras, jogos de tabuleiro, programas interessantes na TV, Netflix, YouTube e afins, segue abaixo uma lista de recursos que podem usar com os nossos filhos, para que este período difícil seja mais leve para os pequenos e com o máximo de tranquilidade possível para todos:

Atividades entre pais e filhos: https://www.tempojunto.com

Contação de Histórias: https://contadoresdestorias.wordpress.com e https://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com/

Matemática: https://www.matific.com/bra/pt-br/home

Ciências: Canal do YouTube com séries: https://bit.ly/3d6IrZI

Natureza: http://ahortaencantada.blogspot.com/

História: http://historia-portugal.blogspot.com/

Geografia: https://online.seterra.com/pt

Arte: https://bit.ly/2IRRoZm

Inglês: https://www.duolingo.com


Fiquem ligados neste artigo. Mais informações sobre o assunto serão divulgadas nele.

Outras notícias :