Escola da Inteligência apresenta 4 estratégias de ensino criativas para adotar durante a pandemia.

Escola da Inteligência apresenta 4 estratégias de ensino criativas para adotar durante a pandemia.

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 23.JUNHO.2021
  • Escola da Inteligência

Via blog da Escola da Inteligência.

Quando a pandemia começou, alguns professores se sentiram como se tivessem voltado aos primeiros dias de sua profissão. Como as medidas de isolamento social foram impostas do dia para a noite, até hoje, alguns educadores e escolas têm dificuldades para acertar as melhores e mais práticas estratégias de ensino.

De fato, o aprendizado on-line é muito diferente do presencial. Não há interação cara a cara com os estudantes e a conversa acaba tendo muitos ruídos por ser virtual e depender de uma boa qualidade de internet. Além disso, não é possível ter certeza sobre a reação dos estudantes ao que o professor entrega. 

Com o retorno gradual das atividades, o professor precisa se dividir entre quem está na sala de aula e quem, porventura, está acompanhando virtualmente. Não há outra saída, portanto, a não ser desenvolver estratégias de ensino criativas para que os estudantes se engajem com as aulas.

Para ajudar você, listamos 4 ideias que podem auxiliar os professores.

1. Comece as aulas com desafios ou questionamentos instigantes

Um bom começo para prender a atenção dos estudantes é lançar um desafio que estimule o pensamento e a reflexão. É possível, por exemplo, propor que eles reflitam sobre determinado assunto ou discutam se determinada informação é verdadeira ou falsa. A partir daí, o professor tem, nas mãos, um prato cheio para uma aula com trocas muito enriquecedoras.

O mais interessante é que provocar os estudantes é uma forma única de desafiar suas mentes. Isso tira os jovens da posição de passividade e os coloca no centro da aprendizagem, resinificando o papel do professor e dos estudantes.

2. Invista em jogos

Quer ambiente mais propício para a estratégia de gamificação que o virtual? Os jogos, inclusive, são excelentes não apenas para fazer os estudantes crescerem intelectualmente: são uma ferramenta poderosa para trabalhar habilidades socioemocionais.

Com os jogos, a relação entre os estudantes e os conteúdos passa a ser muito mais íntima, divertida e recompensadora. Para que isso aconteça, não é preciso usar aplicativos e softwares, basta incorporar a mecânica do jogo (tabelas de classificação, pontos, emblemas, níveis etc.) em cada aula. Com essa competição saudável que os jogos proporcionam, a tendência é que o engajamento com a disciplina dispare.

3. Adote o bom humor

Nada chama mais a atenção do que aulas bem-humoradas. Isso porque o riso e a diversão, não apenas deixam os conteúdos abordados mais leves, como também criam um clima de felicidade em todo o grupo-classe.

O humor é conhecido por deixar as pessoas confortáveis ​​e criar um ambiente de aprendizagem positivo. Isso permite atenuar possíveis tensões e medos que os alunos sintam acerca de uma disciplina, o que ajuda a assimilar mais naturalmente a informação.

Por exemplo, utilizar o humor como recurso para o aprendizado pode ser especialmente proveitoso quando um assunto for complexo ou exigir a memorização.

4. Incorpore vídeos e animações

Sabe o ditado que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”? A resposta sobre por que utilizar recursos audiovisuais está aí, e isso pode ser comprovado cientificamente.

Estudos estimam que, diante de um estímulo visual, o cérebro processa as informações até 60 mil vezes mais rápido, e o nível de retenção das informações cresce. Acompanhar um texto visualizando gráficos, por exemplo, aumenta em até 89% a compreensão do conteúdo.

Por isso, vale muito a pena investir nos recursos audiovisuais disponíveis como ferramentas de suporte às explicações verbais. Afinal, nas principais plataformas há um mundo de conteúdos interativos, como vídeos e animações, para todas as idades e objetivos pedagógicos.

Nunca as metodologias ativas de aprendizagem fizeram tanto sentido quanto hoje. Esperamos que, por meio de estratégias de ensino criativas como as sugeridas aqui, os professores de sua escola garantam maior engajamento nas aulas e impulsionem ainda mais o aprendizado dos estudantes.

 

 

Outras notícias :