Escola da Inteligência apresenta 4 estratégias de ensino criativas para adotar durante a pandemia.
Via
blog da Escola da Inteligência.
Quando a pandemia começou, alguns
professores se sentiram como se tivessem voltado aos primeiros dias de sua profissão.
Como as medidas de isolamento social foram impostas do dia
para a noite, até hoje, alguns educadores e escolas têm dificuldades para acertar as
melhores e mais práticas estratégias de ensino.
De fato, o aprendizado on-line é muito
diferente do presencial. Não há interação cara a cara com os estudantes e a
conversa acaba tendo muitos ruÃdos por ser virtual e depender de uma boa
qualidade de internet. Além disso, não é possÃvel ter certeza sobre a reação
dos estudantes ao que o professor entrega.
Com o retorno gradual das atividades, o
professor precisa se dividir entre quem está na sala de aula e quem,
porventura, está acompanhando virtualmente. Não há outra saÃda, portanto, a não
ser desenvolver
estratégias de ensino criativas para que os estudantes se
engajem com as aulas.
Para ajudar você, listamos 4 ideias que
podem auxiliar os professores.
1. Comece as aulas com desafios ou questionamentos instigantes
Um bom começo para prender a atenção dos
estudantes é lançar um desafio que estimule o pensamento e a reflexão.
É possÃvel, por exemplo, propor que eles reflitam sobre determinado assunto ou
discutam se determinada informação é verdadeira ou falsa. A partir daÃ, o
professor tem, nas mãos, um prato cheio para uma aula com trocas muito
enriquecedoras.
O mais interessante é que provocar
os estudantes é uma forma única de desafiar suas mentes.
Isso tira os jovens da posição de passividade e os coloca no centro da
aprendizagem, resinificando o papel do professor e dos estudantes.
2. Invista em jogos
Quer ambiente mais propÃcio para a
estratégia de gamificação que o virtual? Os jogos, inclusive, são
excelentes não apenas para fazer os estudantes crescerem
intelectualmente: são uma ferramenta poderosa para
trabalhar habilidades
socioemocionais.
Com os jogos, a relação entre os
estudantes e os conteúdos passa a ser muito mais Ãntima, divertida e
recompensadora. Para que isso aconteça, não é preciso usar aplicativos
e softwares,
basta incorporar a mecânica do jogo (tabelas de classificação, pontos,
emblemas, nÃveis etc.) em cada aula. Com essa competição saudável que os jogos
proporcionam, a tendência é que o engajamento com a disciplina dispare.
3. Adote o bom humor
Nada chama mais a atenção do que aulas
bem-humoradas. Isso porque o riso e a diversão, não apenas deixam os conteúdos
abordados mais leves, como também criam um clima de felicidade em todo o
grupo-classe.
O humor é conhecido por
deixar as pessoas confortáveis ​​e criar um ambiente de aprendizagem positivo. Isso permite atenuar possÃveis tensões e medos que
os alunos sintam acerca de uma disciplina, o que ajuda a assimilar mais
naturalmente a informação.
Por exemplo, utilizar o humor como
recurso para o aprendizado pode ser especialmente proveitoso quando um assunto
for complexo ou exigir a memorização.
4. Incorpore vÃdeos e animações
Sabe o ditado que diz que “uma imagem
vale mais que mil palavras� A resposta sobre por que utilizar recursos
audiovisuais está aÃ, e isso pode ser comprovado
cientificamente.
Estudos estimam que, diante de um estÃmulo
visual, o cérebro processa as informações até 60 mil vezes mais rápido,
e o nÃvel de retenção das informações cresce. Acompanhar um texto visualizando
gráficos, por exemplo, aumenta em até 89% a compreensão do conteúdo.
Por isso, vale muito a pena investir nos
recursos audiovisuais disponÃveis como ferramentas de suporte à s explicações
verbais. Afinal, nas principais plataformas há um mundo de conteúdos
interativos, como vÃdeos e animações, para todas as idades e objetivos
pedagógicos.
Nunca as metodologias ativas de aprendizagem fizeram tanto
sentido quanto hoje. Esperamos que, por meio de estratégias de ensino criativas
como as sugeridas aqui, os professores de sua escola garantam maior engajamento
nas aulas e impulsionem ainda mais o aprendizado dos estudantes.