Fuvest 2023: Tudo que você precisa saber sobre a prova

Fuvest 2023: Tudo que você precisa saber sobre a prova

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 29.NOVEMBRO.2022
  • Ensino Médio

Saiba como é o estilo da prova, os conteúdos que mais caem, técnicas para a redação e o calendário completo do vestibular

A prova

Prova da Fuvest costuma ser mais conteudista e exigente do que outros exames tradicionais

Primeira fase

A primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões de múltipla escolha para cinco horas de prova. As questões são divididas entre as disciplinas básicas do ensino médio português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês – e algumas interdisciplinares. Será aplicada no dia 4 de dezembro de 2022.

Diferentemente do Enem, que apresenta uma matriz mais restrita de competências, habilidades e conteúdos que podem ser cobrados, a da Fuvest é bastante extensa. Grosso modo, podemos dizer que a Fuvest se propõe a cobrar praticamente tudo o que é estudado no ensino médio”, explica a professora Ana Paula Dibbern, do cursinho Maximize.

Lista de obras obrigatórias

As obras obrigatórias compõem a prova de literatura tanto na primeira quanto na segunda fase.

  • ·         Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  • ·         Quincas Borba – Machado de Assis
  • ·         Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
  • ·         Angústia – Graciliano Ramos
  • ·         Mensagem – Fernando Pessoa
  • ·         Terra Sonâmbula – Mia Couto
  • ·         Campo Geral – Guimarães Rosa
  • ·         Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  • ·         Nove Noites – Bernardo Carvalho

 

Segunda fase

A segunda fase é composta por dois dias de prova, com duração de 4 horas cada uma delas. Nesta edição, será nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023. O primeiro dia terá 10 questões de português – envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura – e uma redação; o segundo terá 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. Lembrando que todas as questões, nos dois dias, serão dissertativas.

Esse tipo de questão costuma gerar ansiedade por causa da relativa liberdade que se dá: qual deve ser o tamanho da resposta? E se eu escrever menos do que eles esperam? 

E se eu escrever mais do que pediram e acabar cometendo algum deslize? Para o professor de geografia do Anglo, Vagner Augusto da Silva, três passos são necessários para uma boa resposta:

o primeiro é identificar o tema da pergunta. Assim, você não corre o risco de falar de coisas que não têm nada a ver e fugir do objetivo da pergunta.

m seguida, identifique o comando da questão, que pode ser ‘cite’, ‘explique’, ‘analise’ etc. “Cada um deles implica um grau, uma especificidade da informação que se deve fornecer”, completa. Só então é que o aluno deve organizar sua resposta, procurando ser o mais direto possível. Isso pode ser feito colocando-se as coisas mais importantes no começo da resposta e as menos relevantes no final, caso dê tempo.

“Nada de colocar informações adicionais só para mostrar que sabe do assunto. Uma resposta enxuta basta”, explica. Segundo ele, os corretores têm um gabarito contendo os tópicos básicos esperados na resposta e, assim que os identificam, valida a questão. Ou seja, colocar dados a mais não vai dar mais pontos ao candidato.

Como funciona a nota

Saiba como fazer o cálculo

Primeira fase

A partir da prova da primeira fase, estabelece-se a nota de corte, ou seja, a nota do último convocado para a segunda etapa. A nota de corte é calculada a partir dos seguintes parâmetros

V = Número de vagas da carreira

MC = Média da pontuação dos candidatos, nesta carreira, que não tiveram a prova anulada

N = Número de convocados para a segunda fase

K = Parâmetro definido pela seguinte regra:

a) K = 3, se MC ≥ 60

b) K = 2, se MC ≤ 30

c) K = 1 + (MC/30), se 30 < MC < 60 (o parâmetro K varia entre 2 e 3, nesse caso)

O número de convocados para a segunda fase é dado a partir da expressão: N = K x V.

Já a nota do candidato, para fins de cálculo na nota final, será obtida convertendo a pontuação para a base decimal. Exemplo: Se um candidato tirar 59 pontos dos 90 possíveis na primeira fase, sua nota será multiplicada pelo fator 100/90. Portanto, a nota ficaria assim: 59 x 100/90 = 65,5556

Os candidatos que pontuarem menos de 30% da prova (ou seja, acertarem menos de 27 questões) estão automaticamente eliminados.

Segunda fase

A segunda fase é composta de duas provas dissertativas, cada uma valendo 100 pontos. Na primeira prova, as questões de português e a redação valem, cada, 50 pontos. 

Cada questão pode receber pontuação de zero a cinco – o total dos pontos será convertido para a base decimal, assim como na primeira fase.

Exemplo: Se um candidato obtiver 45 dos 60 pontos possíveis no 2º dia de exame (12 questões x 5 pontos), sua nota desse dia será multiplicada pelo fator 100/60. Portanto, a nota na base centesimal será 45 x 100/60 = 75.

Nota final

A nota final do candidato será a média aritmética simples das três provas (primeira fase + as duas provas da segunda fase).

 

Fonte: Guia do estudante

Outras notícias :