O Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta 10 dicas para ir bem no Enem 2021

O Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta 10 dicas para ir bem no Enem 2021

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 20.MAIO.2021
  • Dicas

O Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta 10 dicas para ir bem no Enem 2021

Todo ano a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio exige que o aluno tenha conhecimentos nas mais diversas áreas. Por isso, separamos 10 dicas para você gabaritar no ENEM! 

O ENEM é uma das provas mais concorridas, para o aluno que pretende iniciar sua vida em uma Universidade. Por ser uma prova disputada, você precisa de muito foco nos estudos para obter a pontuação máxima. Como são muitos assuntos abordados, é importante ter uma estratégia de estudo. 

Com as mudanças do ENEM 2021, é preciso atentar-se a elas, pois só assim garantirá uma boa pontuação. Na Redação, o aluno devera possuir no mínimo 400 e na prova objetiva 450 para que a prova não seja anulada. 

Vamos as dicas:

1- Monte um cronograma

O importante é organizar seu tempo, para poder estudar e aplicar cada matéria. Com o passar dos dias, você pode grifar ou dar um “ok” na matéria que já foi vista, ver o que precisa estudar novamente e sempre com disciplina, colocar um momento de descanso para não ficar exausto.


2- Pesquise temas de redação 

É importante saber quais temas já caíram, ficar atento as atualidades para ficar por dentro de um possível tema. Assim, você pode fazer duas ou três redações por semana, praticando a estrutura e adquirindo conhecimento.


3- Fontes 

Busque estudar matérias de formas diferentes, não fique só na leitura, assista vídeos, documentários, exercícios, para que sua mente consiga absorver todo o conteúdo sem ficar cansada.


4- Análise de provas anteriores 

Procure provas já aplicadas, entre no site do Inep e baixe todas as provas e gabaritos anteriores, assim você terá uma noção maior de como são as questões e também pode cronometrar o tempo, assim, saberá como executar o seu tempo no dia do ENEM.


5- Classifique os conteúdos do mais fácil para o mais difícil 

Na listagem dos conteúdos do ENEM (que estão no edital) é possível ver quais os temas que você tem mais dificuldade e as que são mais fáceis. No seu planejamento será necessário dedicar mais tempo as matérias que tem mais dificuldade. 


6- Leitura 

Sempre leia os livros que os vestibulares pedem, pois é claro que terão questões relacionadas a eles. Além de melhorar o seu conhecimento, vai te proporcionar um pensamento muito mais ágil. 


7- Lazer 

Fazer algo diferente da sua rotina diária é essencial. Por isso, é bem importante que tire um dia da sua semana, ou uma horinha para fazer algo diferente. Conversar com um amigo, sair, ver um filme ou escutar uma música. É importante para relaxar a mente e o corpo neste momento de muita tensão com os estudos. 


8- Alimentação saudável 

É muito importante não pular refeições, ingerir alimentos nutritivos, pois auxiliam na concentração na hora dos estudos e, o mais importante na memorização dos conteúdos. 


9- Faça simulados

A melhor forma de estudar e testar o seu conhecimento é fazendo simulados. Confira simulados pequenos de cada matéria para ver qual a sua maior dificuldade, e se errar alguma questão pode refazer e aprender com o seu erro.


10- Descanso 

A cada 2 horas de estudo, pare 20 minutos para descansar. É importante dar um descanso para a mente, pois isso evita o estresse, incapacidade de raciocínio, dores de cabeça, melhora a concentração.


Fonte: Guia da Carreira e Inep 


Outras notícias :