O Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta 5 alimentos bons para o cérebro

O Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta 5 alimentos bons para o cérebro

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 22.JUNHO.2021
  • Novidades

Com os vestibulares em vista, é comum fazer milhares de planos de estudos, “enterrar a cabeça nos livros” e esquecer do resto do mundo. Mas existem outros aspectos a serem considerados. Por exemplo, de que adianta ter tudo na cabeça e ficar sem energia? Ou ainda pior, se esquecer de tudo o que aprendeu?

Para evitar isso, não existe um segredo. Mas existem alimentos que podem te ajudar. Manter uma alimentação equilibrada, exercícios regulares e um bom sono podem fazer toda a diferença neste momento decisivo na vida dos alunos vestibulandos.

Falando sobre alimentação, é bom evitar alimentos ultraprocessados, como salgadinhos ou biscoitos recheados, pois costumam ser ricos em sal, açúcar e gorduras trans, e essas são substâncias que prejudicam o funcionamento do cérebro.

Em vez disso, opte por alguns dos alimentos abaixo, que são repletos de substâncias benéficas para o cérebro.

1-   Chocolate meio amargo ou amargo

O cacau tem polifenóis, compostos com efeito antioxidante que ajudam a proteger os neurônios. Para aproveitar melhor os benefícios do cacau, é importante comer os chocolates de tipos meio amargo, já que os brancos e ao leite tem baixa concentração de cacau.

 

Além disso, este tipo de chocolate também aumenta a sensação de bem-estar porque contém triptofano na sua composição, que é um aminoácido essencial para a produção de serotonina pelo cérebro.

 

2-   Abacate

O abacate é rico em monoinsaturadas, elas protegem as artérias e contribuem para o fluxo sanguíneo. O cérebro é um dos órgãos que mais precisa de sangue no nosso organismo.

 

Um dos benefícios do abacate é para melhorar a capacidade de memória, pois o ômega 3 auxilia no funcionamento do cérebro por estimular a circulação sanguínea e aumentar a capacidade de concentração

 

3-   Frutas cítricas

Frutas como laranja, limão, acerola e cerejas, são ricas em vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Essas substâncias também ajudam o cérebro e vários estudos relacionam que uma dieta rica em vitamina C geram boa capacidade cognitiva, e acredita-se que, além de fornecer antioxidantes, também desempenham um papel na produção de neurotransmissores.

 

4-   Espinafre e outros vegetais verde-escuros

Espinafre é um vegetal que contém ácido fólico, que protege as células do cérebro. Outros vegetais verde-escuros, como rúcula, couve e brócolis, também apresentam ácido fólico.

 

O brócolis apresenta flavonóides, vitamina C e K e glucosinolatos com ação antioxidante, é um excelente alimento para manter o cérebro saudável.

 

5-   Oleaginosas, como as nozes

Você pode recorrer às oleaginosas, como a castanha-do-pará, nozes, amêndoas e pistache, elas são ricas em selênio, vitaminas e gorduras boas. Essas substâncias protegem o cérebro e atuam nas ondas cerebrais ligadas ao aprendizado.

Além disso, as nozes otimizam e eliminam as toxinas que podem perambular pelo cérebro. A ingestão diária de uma porção parece turbinar particularmente a memória verbal

 

Fonte: Tua saúde, BBC News 

Outras notícias :