Os benefícios das Atividades Extracurriculares para os alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa

Os benefícios das Atividades Extracurriculares para os alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 5.MAIO.2021
  • Novidades

Os benefícios das Atividades Extracurriculares para os alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa

O currículo escolar tradicional oferece aos alunos uma série de conhecimentos importantes para a sua formação. No entanto, as atividades extracurriculares podem ser consideradas complementares ao processo de formação do estudante, já que são essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e afetivas.

Desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Finais os alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa possuem atividades extracurriculares na grade escolar. Natação, Xadrez, Futsal, Voleibol, Informática, Dança e Karatê são algumas das modalidades oferecidas aos alunos.

Como acontece na maioria das instituições de ensino, as atividades extracurriculares são escolhidas pelos próprios alunos, conforme os seus interesses e aptidões, proporcionando mais autonomia aos estudantes, que deixam de ser simples receptores de conteúdos e tornam-se cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento da própria aprendizagem.

Essas atividades são fundamentais para que os estudantes se desenvolvam de maneira completa, não apenas em uma área.

Segundo a Coordenadora de Esportes e Cultura do colégio, Luciana Blanco Belmonte, o importante é estar em movimento, encontrar uma modalidade que lhe de prazer e consequentemente lhe traga benefícios físicos e emocionais .

Quando outras características são trabalhadas, é possível ensinar habilidades que vão além do conhecimento cognitivo, como relacionamento interpessoal e gerenciamento das emoções.

Tanto o conhecimento técnico quanto as demais habilidades são importantes para o futuro profissional e pessoal dos estudantes. Uma pessoa equilibrada emocionalmente costuma ter mais facilidade para se relacionar, demonstrar suas qualidades e alcançar seus objetivos.

é interessante conhecer algumas opções. Existem diversas alternativas, que exploram diferentes aspectos e promovem o desenvolvimento dos estudantes.

área artística é uma das opções. Aulas de música, de instrumentos, dança e teatro são excelentes para desenvolver a comunicação e a criatividade das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento motor.

As atividades esportivas também são interessantes, como aulas de judô, futebol, basquete ou esportes individuais. Elas contribuem na concentração das crianças, ensinam o espírito de colaboração e lições sobre vitórias e derrotas.

Outra opção é investir em cursos variados, como de idiomas, tecnologia ou outra classe específica. Eles trazem um desenvolvimento mais qualificado e direcionado, mas também são úteis para desenvolver habilidades diversas nos estudantes.

O colégio oferece aos alunos as seguintes aulas extracurriculares

·        Artes Cênicas (Anos Finais)

·        Dança (Infantil e Anos Iniciais)

·        Espanhol (Anos Iniciais ao Ensino Médio) – inserido na grade curricular

·        Futsal (Anos Iniciais e Finais)

·        Informática (Anos Finais) – inserido na grade curricular

·        Inglês (Infantil ao Ensino Médio) – inserido na grade curricular

·        Karatê (Infantil e Anos Iniciais)

·        Música (Infantil e Anos Iniciais)

·        Natação (Infantil aos Anos Finais)

·        Voleibol (Anos Finais)

·        Xadrez (Infantil e Anos Iniciais)

Conhecendo a importância das Atividades Extracurriculares, podemos ver alguns benefícios que elas trazem:

1.   Contribui para a melhora do desempenho em sala de aula

Isso acontece por vários motivos, pois as crianças que aprendem habilidades diferentes, conseguem se manter mais motivadas e com foco.

Ao estudar um instrumento, por exemplo, a criança aprende a se concentrar e adquire força de vontade para alcançar os seus objetivos. Transferindo essa concentração para os estudos, a tendência é de melhora no desempenho.


2.   Desenvolve habilidades relacionais e afetivas

As disciplinas convencionais estimulam muito pouco as habilidades relacionais e afetivas, importantes para os estudantes. A educação socioemocional pode ser promovida por meio de exercícios em grupo, esportes coletivos ou outras alternativas.

Isso é fundamental para que as crianças saibam, se expressar, estabelecendo relacionamentos saudáveis e desenvolvendo traços importantes de suas personalidades. Podem ser trabalhados conceitos como solidariedade, empatia, colaboração, espírito de equipe, entre outros.

As atividades extracurriculares, nesse sentido, além de serem uma maneira de melhorar a formação educacional dos filhos, também são boas opções para os pais do século XXI, que prezam pela educação diversificada de qualidade, mas nem sempre possuem tempo hábil disponível para desenvolvê-la em família.

Quando estas são oferecidas pela escola, ainda há praticidade e segurança no processo (já que se elimina a necessidade de deslocamento dos filhos para outros locais além do colégio e, ainda, sabe-se que as crianças estarão em um lugar familiar, com educadores responsáveis). 


Para saber mais, confira no nosso canal do YouTube @Objetivonovaodessa


Fonte: Supera, Estudar Fora e Ensino Interativo

Outras notícias :