Planejamento Pedagógico: você sabe qual a importância dele?

Planejamento Pedagógico: você sabe qual a importância dele?

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 11.ABRIL.2018
  • Escola da Inteligência

Para que a escola consiga atingir seus objetivos, é necessário que ela tenha um bom planejamento pedagógico. Confira mais
Os professores, diretores e coordenadores precisam traçar, de maneira minuciosa, as metas para a escola durante todo o ano letivo, assim como a melhor forma de alcançá-las.

Pensando nesse importante tema, preparamos este post para que você entenda o que é o planejamento pedagógico e por que ele é tão relevante. Ficou interessado? Continue acompanhando e confira!

O que é o planejamento pedagógico?
O planejamento pedagógico, como o próprio nome já indica, é uma maneira de organizar as atividades e os conteúdos que serão trabalhados na escola durante o ano letivo. Esse documento esboçará as intenções da escola, explicitando os objetivos que cada professor ou turma espera atingir ao final das aulas.

Antecipar as situações e atividades durante o ano contribui para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e, ainda, evita que a equipe da escola seja pega de surpresa por alguns problemas.

Em poucas palavras, o planejamento pedagógico significa conhecer as necessidades e a realidade da instituição, estabelecer objetivos e metas, destinar recursos materiais e financeiros e gerir pessoas e tempo. Dessa forma, é possível antecipar obstáculos e antever ações, a fim de colaborar com o desenvolvimento educacional dos alunos.

Além de questões que podem parecer burocráticas a princípio — como definição de turmas, distribuição dos conteúdos pela grade de horários e elaboração do calendário escolar —, o planejamento é fundamental para a compreensão de como a instituição pode cumprir sua missão diante dos seus projetos e obstáculos particulares.

No planejamento pedagógico, é essencial analisar dois aspectos da realidade escolar:
Realidade interna: reflete o número de docentes, a infraestrutura, as dificuldades enfrentadas pela gestão, os objetivos pedagógicos a serem atingidos, entre outros pontos relevantes;

Realidade externa: o relacionamento da escola com a família dos estudantes e com a comunidade na qual está inserida, o cumprimento com as exigências do Governo e do mercado, etc.

Essas são duas realidades que merecem grande atenção. Caso a realidade interna não seja analisada de maneira eficiente, é bem provável que a escola não caminhe para um objetivo maior.

Por isso, é preciso definir todos os aspectos apontados a partir de ambas as realidades. Essa ação ajudará gestores e professores a compreenderem a situação de modo mais apurado possível.

Algumas ferramentas importantes para esse fim são: pesquisas, coletas de depoimentos da comunidade escolar e análise de satisfação. Ou seja, tudo que vai mostrar os acertos e os equívocos da instituição no ano anterior, para que, assim, ela possa planejar um caminho mais certeiro no ano letivo seguinte.

Como seria um bom planejamento pedagógico?
Antes de começar os dias letivos, os docentes se reúnem para confrontar as intenções da instituição escolar com a sua realidade. A partir disso, elaboram um plano de ação que realmente combine duas condições: o que se deseja fazer e o que pode ser feito. Assim, é possível que a escola se aproxime da sua missão sem deixar de analisar o contexto no qual está inserida.

De maneira mais ampla, a construção desse documento precisa contemplar:
• regras de uso dos espaços da escola (bibliotecas, pátio, quadras, etc);
• calendário geral da escola;
• projetos interdisciplinares;
• reuniões de pais e professores;
• avaliações;
• formação continuada.

Um bom planejamento deve descrever claramente quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar.

Qual a importância do planejamento pedagógico?
Após entender um pouco sobre o que é o planejamento pedagógico, é interessante reconhecer a importância de construir um planejamento organizado, que tenha uma intencionalidade pedagógica condizente com o projeto político pedagógico (PPP). Tal planejamento trará clareza para educadores e pais sobre a intenção pedagógica da instituição escolar.

Além disso, o planejamento auxilia na organização de disciplinas, datas comemorativas, formação continuada, reuniões, entre outras rotinas, já que ele vai detalhar passo a passo todas as atividades e ações que devem ser tomadas. Vejamos a seguir por que ele é tão importante!

Auxilia os professores
Além de auxiliar os educadores na condução de aulas mais eficientes e dinâmicas, o planejamento pedagógico proporciona a troca de experiências e de ideias entre os professores e coordenadores pedagógicos. Ainda, busca a construção da unidade escolar, na qual todos os professores estejam trabalhando em prol dos mesmos objetivos.

Problemas e obstáculos sobre o planejamento anterior são reportados no encontro de toda a equipe escolar, chamando atenção para possíveis mudanças no próximo ano. Ademais, esse planejamento permite que soluções encontradas por cada um nos desafios sejam trocadas e discutidas.

Dessa maneira, os envolvidos poderão contribuir para que o ano letivo seja repleto de resultados satisfatórios, fazendo com que todos possam aprender uns com os outros. A intenção é que a escola construa propostas mais eficientes para cumprir sua missão pedagógica.

Transforma conceitos em realidade
O planejamento pedagógico não se trata apenas de um documento ou requisito inteiramente burocrático. Ele representa uma diretriz que oferece a oportunidade de levar a escola a repensar o seu papel, bem como a sua intencionalidade pedagógica.

Por meio dessa organização, cada educador consegue direcionar o seu trabalho para o objetivo que toda escola tem em comum. É uma ferramenta que auxilia os professores a concretizar seu trabalho na prática docente, ou seja, no cotidiano escolar.

Faz uma revisão e avaliação do que foi feito antes
Outro ponto relevante do planejamento é que ele pede da equipe pedagógica uma revisão das ações e dos resultados do passado: refletir com criticidade o trabalho pedagógico é uma das funções do planejamento. Um bom exemplo é analisar o modelo de avaliação aplicado no ano anterior e verificar o que deu certo e, se necessário, corrigir falhas.

Consequentemente, a cada novo planejamento, a equipe tem a possibilidade de analisar e refletir criticamente o trabalho pedagógico que a escola está desenvolvendo. Logo, novas estratégias poderão ser pensadas para que a escola continue avançando de maneira constante, atentando às novas demandas que possam aparecer dentro ou fora da instituição.

Concilia interesses da comunidade
O planejamento acaba por englobar todas as partes da instituição de ensino, tanto internas quanto externas (docentes, discentes, funcionários, governo, família e toda a comunidade).

É indispensável que a comunidade participe efetivamente das decisões do planejamento: para que seja, de fato, um instrumento de melhoria na educação dos alunos, ele precisa ser pensado coletivamente, com compromisso e responsabilidade, a partir de um processo de mobilização que envolve elaboração, acompanhamento, avaliação e reelaboração.

Uma das mais importantes tarefas da equipe gestora é encontrar pontos de partida para atingir um nível esperado de mobilização, pois muitas lideranças vão emergir durante o processo, provocando novas adesões.

Sendo assim, além de abrir espaço para que os membros da equipe de coordenação pedagógica e docentes troquem experiências, o planejamento possibilita que o conselho familiar e a comunidade tenham oportunidade de contribuir para a instituição. Essa atitude de conciliar interesses de todos os participantes torna a escola mais consciente das demandas externas e mais democrática.

Como mencionamos no início do post, o planejamento pedagógico tem como finalidade traçar metas para serem cumpridas durante o ano letivo, a fim de que a instituição escolar se oriente da melhor forma possível.

Então, para que ele seja produtivo e eficaz, é fundamental que apresente objetividade, ordem sequencial, flexibilidade e coerência, cabendo ao educador, em conjunto com os demais membros da escola, adaptar o planejamento pedagógico quando necessário, com o intuito de assegurar uma das funções primordiais do documento: a de guiar as práticas dos professores em sala de aula.

Fonte: www.escoladainteligencia.com.br

Outras notícias :