Professora do Colégio Objetivo Nova Odessa termina mestrado e lança livro sobre feminismo e literatura

Professora do Colégio Objetivo Nova Odessa termina mestrado e lança livro sobre feminismo e literatura

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 30.AGOSTO.2021
  • Novidades

Gabriela Simonetti Trevisan, professora de História dos alunos dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Objetivo Nova Odessa, publicou neste mês o seu mestrado em “História Cultural”.

Sua dissertação se transformou no livro “A escrita feminista de Júlia Lopes de Almeida”, onde aborda em a crítica da autora sobre a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade.

A escritora Júlia Lopes de Almeida foi a grande inspiração da professora. Ela nasceu em 24 de setembro de 1862, no Rio de Janeiro. Escreveu romances, contos, crônicas, ensaios e peças de teatro durante uma época em que mulheres aspiravam mais espaços na sociedade. Além de cuidar do lar, eram ignoradas ou simplesmente substituídas por homens.

Ao longo da história, muitas mulheres criaram, atuaram, escreveram e produziram trabalhos nas mais diversas áreas do conhecimento, mas os tempos eram ainda mais difíceis e conservadores.

Gabriela acompanha as obras de Júlia desde seus 17 anos de idade e o fascínio pela escritora se deu início por ela ser uma das principais mulheres escritoras do Brasil, até mesmo cogitada na época para entrar na Academia Brasileira de Letras.

Para Gabriela, publicar um livro foi um passo muito grande em carreira profissional. “Foi uma experiência gratificante demais, que só foi possível com muita dedicação e apoio da minha família e amigos”, diz.

A escritora, que faleceu em maio de 1934, no Rio de Janeiro, escreveu romances com traços realistas e naturalistas, como “A Falência”, sua obra mais conhecida, que despertou paixão e deu inspiração para Gabriela na defesa de seu mestrado, agora livro. “A Falência” também se tornou leitura obrigatória para o vestibular da UNICAMP.

Desejamos muito sucesso na trajetória de nossa querida professora.

Outras notícias :