Você sabe o que é a geração Alpha? Confira neste artigo da Escola da Inteligência

Você sabe o que é a geração Alpha? Confira neste artigo da Escola da Inteligência

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 7.JUNHO.2021
  • Novidades


Via Blog da Escola da Inteligência


Os filhos da geração Alpha nasceram no mundo digital. Portanto, desenvolver estratégias de uso da tecnologia na educação infantil é uma forma de auxiliá-los no aproveitamento dessas ferramentas. Por ser uma afinidade comum, é também um meio de aumentar a participação das crianças no ensino.


Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a tecnologia não é uma vilã de infância. É uma realidade em nossas vidas e, se usado corretamente, pode trazer enormes benefícios para o desenvolvimento. É importante manter o equilíbrio no uso, portanto, aprender a usar esses recursos de maneira saudável na escola é uma boa maneira.

Neste artigo, mostraremos 4 boas práticas de uso da tecnologia na educação infantil e orientaremos as crianças no uso dessas ferramentas. Dê uma olhada abaixo


1. Incentive atividades de baixa tecnologia

Baixa tecnologia ou “low tech” é uma alternativa à tecnologia de dispositivo com muitas funções porque prioriza a funcionalidade e a simplicidade. Isso não significa que esteja desatualizado ou ineficiente, mas a ferramenta aposta no minimalismo.

Portanto, investir nessas ideias conduz à cultura criadora da escola e à criatividade dos alunos. Usando alguns brinquedos ou materiais reciclados e um telefone celular, você pode criar cenas e histórias incríveis.


2. Leitura online

Os dispositivos móveis geralmente estão relacionados apenas a redes sociais, jogos e vídeos de entretenimento infantis. No entanto, as escolas podem ajudar a mostrar que esses dispositivos também têm a possibilidade de aprendizado e descoberta.


Visto que a leitura ainda não é a principal tarefa dos jardins de infância, os educadores podem usar dispositivos eletrônicos para ler histórias e mostrar fotos às crianças. Dessa forma, eles descobrirão que também podem usar um tablet ou smartphone para exercitar sua imaginação e vocabulário, o que fará a diferença quando eles puderem fazer isso por conta própria.

3. Propor atividades lúdicas 

Os videogames ou outros jogos são ótimos para estimular o aprendizado. Na educação infantil, eles são mais interessantes, porque exploraram o brincar, então aparecem nesta fase de formação.

Para ter sucesso nessa proposta, o segredo é saber quais habilidades você deseja desenvolver e escolher o jogo mais conveniente. Verifique também se a escola possui recursos suficientes para usar essa estratégia.

4. Crie um blog

Os blogs são muito adequados para registrar atividades e técnicas de incentivo na educação infantil. As crianças e seus familiares participarão da página de acompanhamento da publicação, e o trabalho realizado será mais reconhecido.

A ideia é mostrar mais sobre o dia a dia da escola, compartilhar as atividades que podem ser feitas em casa com o apoio da família e mostrar os projetos realizados. No entanto, preste atenção à privacidade e ao uso de imagens infantis.

Como vimos, a tecnologia na educação infantil é uma boa maneira de ajudar as crianças a desenvolver habilidades e aprender a usar essas ferramentas de maneira saudável desde cedo. Além disso, é mais uma opção para aumentar a participação dos alunos nas atividades, pois costumam ser mais atrativas e estimulantes.

Outras notícias :