O Ensino Médio do Colégio Objetivo tem como meta formar
cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de
preparar o estudante para enfrentar com segurança o Enem – Exame Nacional do
Ensino Médio e os vestibulares mais concorridos e desafiadores.
Grande parte do conteúdo programático do Ensino Médio é
estudado na 1.ª e 2.ª séries. Na 3.ª série, a matéria é revista e aprofundada,
o que dispensa o estudante de um curso preparatório para os vestibulares.
Programação avançada, cursos para olimpíadas
científicas, laboratório de redação, programa de incentivo à leitura e à
criação de textos, tecnologia educacional de ponta, plantão de dúvidas,
orientação educacional e vocacional, projetos de solidariedade, aulas multimídia
e em escolas na natureza, avaliações interdisciplinares, exames simulados e
atividades complementares estimulantes são alguns dos recursos oferecidos no
Ensino Médio do Objetivo.
Apresentação:
O Ensino Médio do Colégio Objetivo busca oferecer
aos jovens condições necessárias para construção, reconstrução crítica e
produção do conhecimento, visando a apropriação dos princípios científicos.
Auxiliamos no desenvolvimento do processo de
construção da individualidade e prática de cidadania consciente.
Proporcionamos ao estudante instrumentos que a
cultura contemporânea tem a oferecer na forma de informações, conhecimentos,
conceitos e valores, com vistas a analisar, recriar e atuar sobre a realidade.
Com isso o estudante poderá comprometer-se com
propostas de manutenção e transformação social, manutenção e transformação de
princípios, valores de justiça, solidariedade e participação.
Por fim, cultivar uma visão crítica da realidade,
de valores e atitudes que ajudem o estudante a assumir um compromisso de agente
participativo e transformador da sociedade, preparando-o para o mundo do
trabalho e para prosseguimento de estudos no Ensino Superior.
Objetivos Pedagógicos:
O Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade:
- A consolidação e o aprofundamento adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
- A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento critica;
- A compreensão dos fundamentos científicos – tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, de ensino em cada disciplina.
Currículo:
O currículo do Ensino Médio terá uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, de economia e da clientela, com diretrizes próprias mencionadas no Plano de Curso.
O currículo, enquanto instrumento da cidadania democrática, contemplará conteúdo e estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experiência subjetiva, visando à integração no tríplice das relações políticas, do trabalho e da simbologia subjetiva.
O currículo terá um planejamento e desenvolvimento de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanques e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos, num processo permanente de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, conforme o artigo 36 da LDB.
O currículo do Ensino Médio está organizado por três áreas de conhecimento, como parte de um processo global com varias dimensões articuladas.
As três áreas do currículo são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, cuja base será a reunião dos conhecimentos que compartilham objetos de estudo e, portanto, facilmente se comunicam, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.
A estruturação por área de conhecimento justifica-se por assegurar uma educação de base científica e tecnológica, combinada com componentes sociocultural que concilie humanismo e tecnologia.
A parte diversificada
Destina-se a atender as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela e fazer a complementação da Base Nacional Comum.
A parte diversificada do currículo deve expressar as prioridades estabelecidas no projeto da unidade escolar e a inserção do educando na construção do seu currículo, considerando as possibilidades de preparação básica para o trabalho e o aprofundamento em uma disciplina ou uma área, sob formas de disciplinas, projetos ou módulos em consonâncias com os interesses dos alunos e da comunidade a que pertencem.
O desenvolvimento da parte diversificada proporcionará a diversificação de experiências escolares com o objetivo de enriquecimento curricular. O seu objetivo principal é desenvolver e consolidar conhecimentos das áreas, de forma contextualizada, referindo-os a atividades das práticas sociais e produtivas.
Aulas Curriculares:
- Língua Portuguesa (Gramática e Literatura)
- Redação
- Inglês
- Espanhol
- História da Arte
- História
- Geografia
- Filosofia
- Sociologia
- Física
- Química
- Biologia
- Matemática
Material Didático:
O material didático constitui-se de apostilas que
trazem o conteúdo das varias disciplinas e exercícios propostos organizados,
por módulos, reestruturado para atender as especificações do ENEM.
Os estudantes ainda recebem apostilas de laboratório de
CT – Ciência e Tecnologia, Química e Biologia para a área de Exatas e
Biológicas, e também apostila de Laboratório de CA – Comunicação e Arte para a
área de humanas.
Consta do material didático apostila de TC – Tarefa de
Casa que contém exercícios para serem desenvolvidos em casa.
São testes de múltipla escolha divididos em
obrigatórios e optativos, além de desafios.
Todos os bimestres serão encaminhados aos estudantes
apostilas de Revisão Bimestral com roteiros de estudo, exercícios para
resolverem em classe e tarefas de casa de Física, Química, Biologia, Português,
História, Geografia, Inglês e Matemática.
No kit de material também são enviados aos estudantes
livros de literatura para as aulas de Português e Literatura, nos quatro
bimestres, e caderno de revisão de conteúdo.
Metodologia:
Interdisciplinaridade e contextualização formam o
eixo organizador da doutrina curricular do Ensino Médio. Elas abrigam uma visão
de conhecimento e das formas de tratá-lo para ensinar e para aprender que
permite dar significado integrador às outras dimensões do currículo.
O Colégio através de sua autonomia pedagógica
buscará, com os recursos humanos e matérias existentes, desenvolver os
projetos, estudos e atividades de modo a incentivar a inserção do educando na
construção de seu próprio currículo.
O Colégio estará contemplando na sua proposta
pedagógica aqueles conhecimentos, competências e habilidades de formação geral
e de preparação básica para o trabalho, que atenda as características
regionais. Da clientela escolar, procurando oferecer uma formação geral sólida
com aprofundamento dos estudos realizados no Ensino Fundamental.
A metodologia estará voltada para o desenvolvimento
dos conteúdos curriculares como meios básicos para se constituir competências
cognitivas e sociais e, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilize
o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas.
Avaliação:
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é realizada de forma
contínua, e sistemática, coerente com os princípios que embasam nossa
proposta pedagógica, com os objetivos do Colégio e com as atividades
desenvolvidas.
Os estudantes são avaliados através de instrumentos diversificados,
observando não apenas a parte cognitiva, mas também a social e emocional. A
devolutiva dessa avaliação é feita bimestralmente em reuniões de grupos e
individuais de pais e mestres, além dos atendimentos solicitados pelos
pais/responsáveis ou pela coordenação pedagógica, em caso de necessidade.
Faz parte da avaliação: avaliação mensal (contextualizada) e bimestral.
Particularidades:
·
Avaliações
Diagnósticas
·
TC – Tarefa
de Casa – “Aula dada, tarefa feita e aula estudada”
·
Projeto
“Melhores Cabeças”
·
Avaliações
bimestrais em formato de simulados
·
Horário de
Estudo Individual – “Maior rotina de estudos”
·
Profissionais
de Apoio
·
Material
apostilado bimestral
·
Atendimento
individualizado
·
Terceirão
com 35 aulas no período da manhã
·
Simulados do
ENEM todos os bimestres.
- Plantão
de Dúvidas – Matemática e Português
Diferenciais:
·
Sistema
Objetivo de Ensino
·
Equipe
Altamente Qualificada
·
Orientação
Educacional
·
Ambientes
monitorados com câmaras de segurança
·
Salas
climatizadas
·
Lousas
digitais
·
Capacitação
Contínua
·
Coordenação
Pedagógica exclusiva para o Ensino Médio
·
Passeios
pedagógicos
·
Plataforma
digital
Infraestrutura:
- Biblioteca
- Laboratório
de Ciências físicas e Biológicas
- Laboratório
de Informática
- Sala de
Multimídia
- Quadra
Poliesportiva Coberta
- Campo
de Futebol
- Pátio
Coberto
- Lousa
Digital
- Cantina
Horários:
1ª e 2ª Séries: 7h às 11h50
3ª Série: 7h às 12h45