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Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Objetivo tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o estudante para enfrentar com segurança o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares mais concorridos e desafiadores.

Grande parte do conteúdo programático do Ensino Médio é estudado na 1.ª e 2.ª séries. Na 3.ª série, a matéria é revista e aprofundada, o que dispensa o estudante de um curso preparatório para os vestibulares.

Programação avançada, cursos para olimpíadas científicas, laboratório de redação, programa de incentivo à leitura e à criação de textos, tecnologia educacional de ponta, plantão de dúvidas, orientação educacional e vocacional, projetos de solidariedade, aulas multimídia e em escolas na natureza, avaliações interdisciplinares, exames simulados e atividades complementares estimulantes são alguns dos recursos oferecidos no Ensino Médio do Objetivo.

Apresentação:

O Ensino Médio do Colégio Objetivo busca oferecer aos jovens condições necessárias para construção, reconstrução crítica e produção do conhecimento, visando a apropriação dos princípios científicos.

Auxiliamos no desenvolvimento do processo de construção da individualidade e prática de cidadania consciente.

Proporcionamos ao estudante instrumentos que a cultura contemporânea tem a oferecer na forma de informações, conhecimentos, conceitos e valores, com vistas a analisar, recriar e atuar sobre a realidade.

Com isso o estudante poderá comprometer-se com propostas de manutenção e transformação social, manutenção e transformação de princípios, valores de justiça, solidariedade e participação.

Por fim, cultivar uma visão crítica da realidade, de valores e atitudes que ajudem o estudante a assumir um compromisso de agente participativo e transformador da sociedade, preparando-o para o mundo do trabalho e para prosseguimento de estudos no Ensino Superior.

Objetivos Pedagógicos:

O Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade:

  • A consolidação e o aprofundamento adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento critica;
  • A compreensão dos fundamentos científicos – tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, de ensino em cada disciplina.

Currículo:

O currículo do Ensino Médio terá uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, de economia e da clientela, com diretrizes próprias mencionadas no Plano de Curso. 

O currículo, enquanto instrumento da cidadania democrática, contemplará conteúdo e estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experiência subjetiva, visando à integração no tríplice das relações políticas, do trabalho e da simbologia subjetiva. 

O currículo terá um planejamento e desenvolvimento de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanques e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos, num processo permanente de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, conforme o artigo 36 da LDB. 

O currículo do Ensino Médio está organizado por três áreas de conhecimento, como parte de um processo global com varias dimensões articuladas. 

As três áreas do currículo são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, cuja base será a reunião dos conhecimentos que compartilham objetos de estudo e, portanto, facilmente se comunicam, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade. 

A estruturação por área de conhecimento justifica-se por assegurar uma educação de base científica e tecnológica, combinada com componentes sociocultural que concilie humanismo e tecnologia. 

A parte diversificada

Destina-se a atender as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela e fazer a complementação da Base Nacional Comum. 

A parte diversificada do currículo deve expressar as prioridades estabelecidas no projeto da unidade escolar e a inserção do educando na construção do seu currículo, considerando as possibilidades de preparação básica para o trabalho e o aprofundamento em uma disciplina ou uma área, sob formas de disciplinas, projetos ou módulos em consonâncias com os interesses dos alunos e da comunidade a que pertencem. 

O desenvolvimento da parte diversificada proporcionará a diversificação de experiências escolares com o objetivo de enriquecimento curricular. O seu objetivo principal é desenvolver e consolidar conhecimentos das áreas, de forma contextualizada, referindo-os a atividades das práticas sociais e produtivas.

Aulas Curriculares:

  • Língua Portuguesa (Gramática e Literatura)
  • Redação
  • Inglês
  • Espanhol
  • História da Arte
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Matemática

Material Didático:

O material didático constitui-se de apostilas que trazem o conteúdo das varias disciplinas e exercícios propostos organizados, por módulos, reestruturado para atender as especificações do ENEM.

Os estudantes ainda recebem apostilas de laboratório de CT – Ciência e Tecnologia, Química e Biologia para a área de Exatas e Biológicas, e também apostila de Laboratório de CA – Comunicação e Arte para a área de humanas.

Consta do material didático apostila de TC – Tarefa de Casa que contém exercícios para serem desenvolvidos em casa.

São testes de múltipla escolha divididos em obrigatórios e optativos, além de desafios.

Todos os bimestres serão encaminhados aos estudantes apostilas de Revisão Bimestral com roteiros de estudo, exercícios para resolverem em classe e tarefas de casa de Física, Química, Biologia, Português, História, Geografia, Inglês e Matemática.

No kit de material também são enviados aos estudantes livros de literatura para as aulas de Português e Literatura, nos quatro bimestres, e caderno de revisão de conteúdo.

 

Metodologia:

Interdisciplinaridade e contextualização formam o eixo organizador da doutrina curricular do Ensino Médio. Elas abrigam uma visão de conhecimento e das formas de tratá-lo para ensinar e para aprender que permite dar significado integrador às outras dimensões do currículo.

O Colégio através de sua autonomia pedagógica buscará, com os recursos humanos e matérias existentes, desenvolver os projetos, estudos e atividades de modo a incentivar a inserção do educando na construção de seu próprio currículo.

O Colégio estará contemplando na sua proposta pedagógica aqueles conhecimentos, competências e habilidades de formação geral e de preparação básica para o trabalho, que atenda as características regionais. Da clientela escolar, procurando oferecer uma formação geral sólida com aprofundamento dos estudos realizados no Ensino Fundamental.

A metodologia estará voltada para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares como meios básicos para se constituir competências cognitivas e sociais e, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilize o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas.

 

Avaliação:

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é realizada de forma contínua, e sistemática, coerente com os princípios que embasam nossa proposta pedagógica, com os objetivos do Colégio e com as atividades desenvolvidas.

Os estudantes são avaliados através de instrumentos diversificados, observando não apenas a parte cognitiva, mas também a social e emocional. A devolutiva dessa avaliação é feita bimestralmente em reuniões de grupos e individuais de pais e mestres, além dos atendimentos solicitados pelos pais/responsáveis ou pela coordenação pedagógica, em caso de necessidade.

Faz parte da avaliação: avaliação mensal (contextualizada) e bimestral.

Particularidades:

·         Avaliações Diagnósticas

·         TC – Tarefa de Casa – “Aula dada, tarefa feita e aula estudada”

·         Projeto “Melhores Cabeças”

·         Avaliações bimestrais em formato de simulados

·         Horário de Estudo Individual – “Maior rotina de estudos”

·         Profissionais de Apoio

·         Material apostilado bimestral

·         Atendimento individualizado

·         Terceirão com 35 aulas no período da manhã

·         Simulados do ENEM todos os bimestres.

  • Plantão de Dúvidas – Matemática e Português

Diferenciais:

·         Sistema Objetivo de Ensino

·         Equipe Altamente Qualificada

·         Orientação Educacional

·         Ambientes monitorados com câmaras de segurança

·         Salas climatizadas

·         Lousas digitais

·         Capacitação Contínua

·         Coordenação Pedagógica exclusiva para o Ensino Médio

·         Passeios pedagógicos

·         Plataforma digital

Infraestrutura:

  • Biblioteca
  • Laboratório de Ciências físicas e Biológicas
  • Laboratório de Informática
  • Sala de Multimídia
  • Quadra Poliesportiva Coberta
  • Campo de Futebol
  • Pátio Coberto
  • Lousa Digital
  • Cantina

Horários:

1ª e 2ª Séries: 7h às 11h50 

3ª Série: 7h às 12h45



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