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Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Objetivo tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o aluno para enfrentar com segurança o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores.

Grande parte do conteúdo programático do Ensino Médio é estudado na 1.ª e 2.ª séries. Na 3.ª série, a matéria é revista e aprofundada, o que dispensa o aluno de um curso preparatório para os vestibulares.

Programação avançada, cursos para olimpíadas científicas, laboratório de redação, programa de incentivo à leitura e à criação de textos, tecnologia educacional de ponta, plantão de dúvidas, orientação educacional e vocacional, projetos de solidariedade, aulas multimídia e em escolas na natureza, avaliações interdisciplinares, exames simulados e atividades complementares estimulantes são alguns dos recursos oferecidos no Ensino Médio do Objetivo.

Apresentação:

O Ensino Médio do Colégio Objetivo busca oferecer aos jovens condições necessárias para construção, reconstrução crítica e produção do conhecimento, visando a apropriação dos princípios científicos.

Auxiliamos no desenvolvimento do processo de construção da individualidade e prática de cidadania consciente.

Proporcionamos ao aluno instrumentos que a cultura contemporânea tem a oferecer na forma de informações, conhecimentos, conceitos e valores, com vistas a analisar, recriar e atuar sobre a realidade.

Com isso o aluno poderá comprometer-se com propostas de manutenção e transformação social, manutenção e transformação de princípios, valores de justiça, solidariedade e participação.

Por fim, cultivar uma visão crítica da realidade, de valores e atitudes que ajudem o aluno a assumir um compromisso de agente participativo e transformador da sociedade, preparando-o para o mundo do trabalho e para prosseguimento de estudos no Ensino Superior.

Objetivos Pedagógicos:

O Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade:

  • A consolidação e o aprofundamento adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento critica;
  • A compreensão dos fundamentos científicos – tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, de ensino em cada disciplina.

Currículo:

O currículo do Ensino Médio terá uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, de economia e da clientela, com diretrizes próprias mencionadas no Plano de Curso. 

O currículo, enquanto instrumento da cidadania democrática, contemplará conteúdo e estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experiência subjetiva, visando à integração no tríplice das relações políticas, do trabalho e da simbologia subjetiva. 

O currículo terá um planejamento e desenvolvimento de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanques e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos, num processo permanente de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, conforme o artigo 36 da LDB. 

O currículo do Ensino Médio está organizado por três áreas de conhecimento, como parte de um processo global com varias dimensões articuladas. 

As três áreas do currículo são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, cuja base será a reunião dos conhecimentos que compartilham objetos de estudo e, portanto, facilmente se comunicam, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade. 

A estruturação por área de conhecimento justifica-se por assegurar uma educação de base científica e tecnológica, combinada com componentes sociocultural que concilie humanismo e tecnologia. 

A parte diversificada

Destina-se a atender as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela e fazer a complementação da Base Nacional Comum. 

A parte diversificada do currículo deve expressar as prioridades estabelecidas no projeto da unidade escolar e a inserção do educando na construção do seu currículo, considerando as possibilidades de preparação básica para o trabalho e o aprofundamento em uma disciplina ou uma área, sob formas de disciplinas, projetos ou módulos em consonâncias com os interesses dos alunos e da comunidade a que pertencem. 

O desenvolvimento da parte diversificada proporcionará a diversificação de experiências escolares com o objetivo de enriquecimento curricular. O seu objetivo principal é desenvolver e consolidar conhecimentos das áreas, de forma contextualizada, referindo-os a atividades das práticas sociais e produtivas.

Aulas Curriculares:

  • Língua Portuguesa (Gramática e Literatura)
  • Redação
  • Inglês
  • Espanhol
  • História da Arte
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Matemática

Material Didático:

O material didático constitui-se de apostilas que trazem o conteúdo das varias disciplinas e exercícios propostos organizados, por módulos, reestruturado para atender as especificações do ENEM.

Os alunos ainda recebem apostilas de laboratório de CT – Ciência e Tecnologia, Química e Biologia para a área de Exatas e Biológicas, e também apostila de Laboratório de CA – Comunicação e Arte para a área de humanas.

Consta do material didático apostila de TC – Tarefa de Casa que contém exercícios para serem desenvolvidos em casa.

São testes de múltipla escolha divididos em obrigatórios e optativos, além de desafios.

Todos os bimestres serão encaminhados aos alunos apostilas de Revisão Bimestral com roteiros de estudo, exercícios para resolverem em classe e tarefas de casa de Física, Química, Biologia, Português, Historia, Geografia, Inglês e Matemática.

No kit de material também são enviados aos alunos livros de literatura para as aulas de Português e Literatura, nos quatro bimestres, e caderno de revisão de conteúdos.

Exclusivamente, para a 3ª série do Ensino Médio será encaminhado um resumo dos conteúdos estudados no final de cada semestre.

 

Metodologia:

Interdisciplinaridade e contextualização formam o eixo organizador da doutrina curricular do Ensino Médio. Elas abrigam uma visão de conhecimento e das formas de tratá-lo para ensinar e para aprender que permite dar significado integrador às outras dimensões do currículo.

O Colégio através de sua autonomia pedagógica buscará, com os recursos humanos e matérias existentes, desenvolver os projetos, estudos e atividades de modo a incentivar a inserção do educando na construção de seu próprio currículo.

O Colégio estará contemplando na sua proposta pedagógica aqueles conhecimentos, competências e habilidades de formação geral e de preparação básica para o trabalho, que atenda as características regionais. Da clientela escolar, procurando oferecer uma formação geral sólida com aprofundamento dos estudos realizados no Ensino Fundamental.

A metodologia estará voltada para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares como meios básicos para se constituir competências cognitivas e sociais e, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilize o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas.

 

Avaliação:

A avaliação da aprendizagem será contínua, sistemática e cumulativa, tendo o objetivo de promover os discentes para a progressão de seus estudos. 

Na avaliação predominarão os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, presentes tanto no domínio cognitivo como no desenvolvimento de hábitos e atitudes. 

As técnicas de avaliação da aprendizagem deverão ser formuladas de modo que levem o discente ao hábito da pesquisa, à reflexão, à criatividade e estimulem a capacidade de autodesenvolvimento. 

A avaliação da aprendizagem se realizará mediante verificações consistindo de provas, trabalhos, tarefas de casa e projetos orientados, experimentações práticas, ou outros instrumentos, considerando uma avaliação progressiva ao longo do ano.

Particularidades:

  • Avaliações Diagnósticas
  • TC – Tarefa de Casa – “Aula dada, tarefa feita e aula estudada”
  • Projeto “Melhores Cabeças”
  • Avaliações bimestrais em formato de simulados
  • Horário de Estudo Individual – “Maior rotina de estudos”
  • Profissionais de Apoio
  • Material apostilado bimestral
  • Atendimento individualizado
  • Terceirão com 35 aulas no período da manhã

Diferenciais:

  • Sistema Objetivo de Ensino
  • Equipe Altamente Qualificada
  • Orientação Educacional
  • Salas com Câmeras de segurança
  • Salas climatizadas
  • Ampla área verde
  • Capacitação Contínua
  • Coordenação Pedagógica exclusiva para o Ensino Médio
  • Projetos e passeios pedagógicos
  • Valorização individual do estudante
  • Plantão de Dúvidas – Matemática e Português
  • Iscool App – Praticidade no mundo móbile

Infraestrutura:

  • Biblioteca
  • Laboratório de Ciências físicas e Biológicas
  • Laboratório de Informática
  • Sala de Multimídia
  • Quadra Poliesportiva Coberta
  • Campo de Futebol
  • Pátio Coberto
  • Lousa Digital
  • Cantina

Horários:

1ª e 2ª Séries: 7h às 11h50 

3ª Série: 7h às 12h45

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